21.11.09

Nun hai mas que la terbizon ! (An mirandés ?)

Hoije ye'l die de la terbizon i arrelumbrei-me lo que dezie l'outro die Amadeu Ferreira suobre al fato que puderie haber un purgrama an mirandés nela RTP. Buono, you acho que no. I ye mesmo assi purque nun beio purqui'que ua pessona dal Porto ou d'adonde quier que seia starie antersada an mirar i scuitar dalgo que nun antende. Ou anton tenerie que trair legendas...
Mas anfin, hoije cula TDT (Terbizon Degetal Terrestre) ya se puodo fazer un canal que seia regional y anté altomatico. Splico-me, puderie haber dalguns purgramas an mirandés, purgramas ampurtantes cume nuticias i assi. Al resto dal tiempo puderie haber musica de maneira altomatica, sien mas. Purque pur anquanto nun beio qu'haba giente pr'aturar un canal mas que dalguas horas pur die.
Anton ? Pra quando Canal Praino ?

9 comentarios:

Fir dijo...

Buonas tardes, Tiégui.
Dizes «ye mesmo assi purque nun beio purqui'que ua pessona dal Porto ou d'adonde quier que seia starie antersada an mirar i scuitar dalgo que nun antende.» Então, devo ter um problema qualquer. É que eu interesso-me pelo Mirandês e não nasci no praino. Eu e muita gente por todo o país. O Mirandês nem é assim tão difícil de entender. E se tiver legendas para os portugueses que não o entendem, não vejo problema nenhum. Se fôssemos por essa lógica, nem fazia sentido a enorme quantidade de blogues em Mirandês que há. Os americanos, os ingleses, os japoneses, os turcos, etc. podem ter acesso aos blogues em mirandês e não o entendem. Então, para que é que existem?
Claro que faz sentido haver um canal regional. Pois faz. Como faz sentido haver jornais regionais. Mas o Mirandês tem de sair para lá das suas fronteiras naturais (é o que está a fazer) e dar-se a conhecer. Os portugueses têm de saber que em Portugal não se fala uma só língua. Que melhor veículo para aprenderem isso do que a televisão?
De resto, concordo com o Canal Praino.
Abraço.

Tiégui dijo...

Kaixo !
Pois, eu tb vejo o canal 3 frances quando esta em Occitan ou em Basco ou em Bretão, com as legendas... Isso é qué ? uma pessoa sobre mil.
Essa audiença nao interessa os canais de televisao. E por isso q o canal 3 esta dividido por varias regiões.
Agora com a TDT sempre se tornem as coisas mais simples, ja q se podem por varios canais num so.
Aqui em Paris, com a TV cabo posso vers o canal 3 de cada região. Mas quando estou em Burdeos, so vejo o canal 3 de Burdeus q tem programas em 3 linguas.

Fir dijo...

Olá Tiégui!
De facto, não sei quantas pessoas se interessariam por um programa em mirandês na televisão generalista. Creio que tens razão, os canais não se interessam por esse tipo de audiência.
Mas a ideia de Amadeu Ferreira era a existência de um programa em mirandês... na RTP. Não na SIC nem na TVI, que são canais privados. A RTP deve ser serviço público e deve criar programas de qualidade, sejam para massas ou para nichos.
De resto, concordo que a TDT facilite as coisas. Mas isso não invalida que a RTP cumpra o serviço público.
Abraço.

Tiégui dijo...

Haaaa pois pois, pensando em serviço publico ja faz mais sentido. E mesmo o caso de FR3 aqui.
E que tal da RTPN ?

Tiégui dijo...

Haaaa pois pois, pensando em serviço publico ja faz mais sentido. E mesmo o caso de FR3 aqui.
E que tal da RTPN ?

Fir dijo...

A RTPN é um canal transmitido por cabo. Penso que seria mais útil na RTP2, que é um canal de sinal aberto e que tem programas mais vocacionados para nichos.

Tiégui dijo...

Sim tabem assim. Depois a que emcontrar quem vai fazer o programa. E tão ou ainda mais complicado q achar um canal, penso eu.

Fir dijo...

É preciso começar a casa pela planta. Desenvolver o conceito do programa, fazer um projecto, procurar um produtor ou um canal, eventuais patrocínios, etc. Mas em Portugal, muitos canais produzem internamente os seus programas. Por isso, talvez se possa apresentar o projecto directamente aos canais e não aos produtores. Enfim, é uma aventura.

Vota'l meyor blogue dijo...

Entamó la 2ª edición de "Vota'l meyor blogue". Prestaríanos que participares, pa ello, encamentámoste echa-y una güeyadina a les bases na web www.votalmeyorblogue.webcindario.com.